sábado, 25 de janeiro de 2014

Nike

Nike, Inc. é uma empresa norte-americana, que no início de sua existência, em 1972, teve uma parceria com distribuidoras brasileiras, por isso em alguns lugares do mundo a marca é chamada de americana-brasileira. A marca é considerada uma das maiores empresas no segmento de roupas e calçados para desportos.A empresa tirou seu nome da deusa grega da vitória, Nice. O chamado Swoosh, logotipo da marca, é um desenho gráfico criado por Carolyn Davidson em 1971 e vendido por apenas 35 dólares à empresa.3
Seus principais rivais são a Adidas, Puma AG e a Reebok, que foi vendida para a Adidas.[carece de fontes] A sede da Nike fica em Beaverton, Oregon.[carece de fontes]
A verdadeira empresa nasceu através de um treinador de atletismo universitário, Bill Bowerman, e seu sócio Phil Knight, que efetuaram várias experiências com a torradeira elétrica na casa de Bill, usando materiais como cimento, borracha a fim de descobrir uma sola melhor adaptada ao desempenho desportivo e ao bem estar. Com resultados bastante satisfatórios, começaram a ser-lhe cobiçados cada vez mais e mais pares. Desta maneira se fez a Blue Ribon Sports, que mais tarde viria a se chamar Swoosh e depois Nike (inicialmente uma linha da marca Swoosh).[carece de fontes]
Em 2003 a Nike adquire a Converse, famosa empresa por fabricar os notórios tênis Converse All Star.4
Em 23 de outubro de 2007, foi anunciada a compra da Umbro, sua grande concorrente, pelo valor de 582 milhões de dólares.5
Fornecimento e patrocínios[editar | editar código-fonte]
Modelo de chuteira produzido pela Nike
A Nike é a líder mundial em vendas de material esportivo e na Europa a segunda maior, perdendo apenas para a alemã Adidas (Reebok*) em países como França, Espanha e Alemanha; no Reino Unido perde para marca local Umbro.[carece de fontes] (*) Reebok foi adquirida pela Adidas em 2005 em busca do mercado perdido para a Nike.[carece de fontes] No Brasil, a Nike patrocina 7 times de futebol profissional, sendo eles: Bahia, Corinthians, Coritiba, Internacional, Riopardense e Desportivo Brasil6 e Santos.[carece de fontes]
Jogadores[editar | editar código-fonte]
A Nike patrocina muitos jogadores de futebol, basquetebol e outros esportes. Entre os mais famosos encontra-se o ex-jogador de futebol Ronaldo, que foi o primeiro jogador de futebol do mundo a ser patrocinado pela empresa Nike,[carece de fontes] e o futebolista português Cristiano Ronaldo,[carece de fontes] além do craque brasileiro Neymar.7 O primeiro desportista a ter um contrato com a Nike foi o jogador de basquete Michael Jordan, para quem hoje a própria Nike fabrica acessórios esportivos da linha Air Jordan.[carece de fontes] Também pelo basquete, Kobe Bryant e LeBron James são patrocinados pela Nike.[carece de fontes] Entre os 3 melhores jogadores de futebol do mundo de 2009 eleitos pela FIFA, somente o argentino Messi não é patrocinado pela marca.[carece de fontes]
Em janeiro de 2010, a tenista Maria Sharapova voltou a ser a desportista mais bem paga do mundo, ao renovar o seu contrato com a marca, no valor de 70 milhões de dólares (cerca de 48 milhões de euros).8
Parcerias[editar | editar código-fonte]
A Nike em 2006 fez um feito para concorrer com suas rivais Adidas, Mizuno e Asics: lançou o Nike+ para concorrer com o Adidas 1.1.[carece de fontes] Para isso, foi firmada uma parceria com a Apple Inc., usando seu modelo mais popular de iPod, o iPod Nano.[carece de fontes] O aparelho monitora as passadas e o desempenho do usuário e os registra no computador para que possam ser comparados.[carece de fontes] Além disso, a Nike, introduziu uma linha de camisas projetadas com bolsos especiais na manga ou no tronco com as dimensões do pequeno aparelho da Apple Inc..[carece de fontes] Entretanto para concorrer com a dobradinha, no início de 2008 a Samsung e a Adidas se uniram para criar o primeiro rival da tecnologia Nike+iPod, que permite aos seus usuários integrar seu calçado ao seu tocador portátil na hora de fazer exercícios e avaliar seu desempenho.[carece de fontes] A resposta da Samsung foi batizada de miCoach, um sistema que combina o telefone miCoach com um monitor de batimento cardíaco e um sensor que dá respostas precisas sobre atividades físicas.[carece de fontes] Será permitido transmitir dados para o website miCoach.com, que ajudará no planejamento de exercícios.[carece de fontes] A Sony Ericsson também passou a equipar sua linha Walkman (W) com acelerômetros e aplicativos em prol de monitorar as passadas de seus usuários.[carece de fontes] Para manter a competitividade ante os concorrentes, a Nike e a Apple lançaram uma pulseira chamada Nike+ SportBand, na qual a presença de um iPod Nano se faz desnecessária, além de uma opção mais em conta.[carece de fontes]
Críticas[editar | editar código-fonte]
A Nike já foi criticada por explorar os trabalhadores em países como Indonésia, Paraguai, Índia, Turquia e México.livro 1 A companhia é objeto de muitas críticas pelas condições de trabalho precárias e a exploração de mão de obra barata empregada em outros países sem legislação trabalhista adequada e com incentivos fiscais onde seus produtos são manufaturados.livro 1 Fontes dessas críticas incluem o livro Sem Logo de Naomi Kleinlivro 1 e os documentários de Michael Moore[carece de fontes]. Max Barry ironizou a reputação da companhia através de críticas em seu romance Eu S/A (Jennifer Government em inglês), na qual um executivo da Nike imoral é o vilão da história responsável pelo financiamento do golpe militar de 1964, no Brasil.livro 2 Hoje, a empresa comunica suas medidas para monitorar, fiscalizar e qualificar o trabalho nas fábricas.[carece de fontes] Publicamente reconheceu os erros cometidos no passado e indica que esses escândalos foram responsáveis pela criação da sua plataforma de sustentabilidade, antes da maioria das empresas.[carece de fontes]
Os solados sofrem hidrólise que é um processo pelo qual o solado começa a esfarelar depois de um certo tempo, tendo sido usado ou não.
A empresa também enfrentou críticas quando pediu imunidade a um processo de propaganda enganosa na Califórnia baseado no fato de que ela gozava dos direitos da Primeira Emenda, como se a corporação fosse um ser humano.[carece de fontes] A disputa chegou até a Suprema Corte norte-americana (Nike v. Kasky), mas foi mandada de volta aos tribunais da Califórnia sem significativas resoluções e subsequentemente foi decidida fora do tribunal.[carece de fontes]
Em 2011 a Nike foi acusada por ativistas de comprar materiais de fornecedores que poluem os rios da China com resíduos químicos perigosos à saúde humana e para o meio ambiente.9

Nenhum comentário: